- Requisitos básicos
Para doar é necessário pesar mais que 50kg, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa), estar em boas condições de saúde, não ter consumido álcool nas 12 horas anteriores, não ter fumado 1 hora antes e ter repousado por no mínimo 06 horas.
Podem doar dos 16 anos aos 69 anos, sendo que menores de idade precisam de autorização de um responsável Legal e 69 anos sendo a primeira doação até 60 anos.
- Seja bem-vindo
Compareça a um banco de sangue com um documento original com foto emitido por órgão oficial. Nessa etapa será realizado seu cadastro no sistema e a ficha para atendimento do dia.
- Triagem
Você passará por uma triagem física e hematológica, na qual será medido seus sinais vitais e realizado o teste de anemia. Também passará por uma triagem clínica, onde terá uma entrevista clínica e você será questionado sobre sua saúde, uso de medicações e hábitos de vidas. É muito importante ser sincero, para sua segurança e do receptor.
- Hora de doar
A coleta é realizada por um profissional habilitado. A doação dura em média 15 minutos e a quantidade coletada é de acordo seu peso e altura. Fica tranquilo(a), existem pessoas que dizem que doe um pouquinho, mas vale lembrar que a percepção de dor é pessoal. Por puncionar a veia pode ocorrer um leve desconforto.
- Repor as energias
Hora do lanchinho. Após a coleta é necessário repor as energias. Você irá para sala do lanche e receberá alimentação. É importante se alimentar bem e manter hidratado. Não deve fazer esforço físico nas próximas 12 horas.
- Prontinho, vai salvar até 4 vidas!
Após a coleta, uma amostra é enviada ao laboratório para realização de exames sorológicos (para investigação de doenças transmissíveis por via sanguínea) e verificação da tipagem sanguínea: ABO e RH.
Não fique assustado! É apenas uma verificação para segurança sua e do receptor.
Os resultados referentes a doação de sangue são entregues somente ao próprio doador mediante documento de identificação. A data provável para liberação destes resultados é de 15 dias após a doação. Em caso de resultados positivos ou inconclusivos, serão obrigatoriamente comunicados à vigilância, e uma nova coleta ao doador.