Sangria
Sangria Terapêutica – Processo no qual é retirado uma quantidade de sangue do paciente com a finalidade de extrair algumas substâncias do organismo.
O principal objetivo é reduzir o conteúdo total de ferro nas situações de acúmulo de ferro hereditário (hemocromatose). O procedimento é bastante simples e muito seguro: o sangue retirado é descartado. Como o procedimento visa ao tratamento, não pode ser utilizado para doação de sangue.
Doação de Sangue – Procedimento rápido, simples e seguro. Não oferece riscos de contaminação, pois todos os materiais utilizados na coleta de sangue são descartáveis e de uso único. Após a doação são realizados exames sorológicos para investigação de doenças transmissíveis por via sanguínea. A data provável para liberação destes resultados é de 15 após a doação e são entregues somente ao próprio doador mediante documento com foto, segundo a Lei geral de proteção de dados. Há terceiros, somente com procuração reconhecida firma.
Antes de doar é realizada a Triagem Física e Hematológica– processo de aferição dos sinais vitais (peso e altura) e teste hematócrito para verificação de anemia. E a Triagem Clínica- realização de algumas perguntas pessoais além dos critérios básicos de doação. A intenção não é impor conceitos ou opinar sobre hábitos de vida, mas assegurar ao máximo a saúde do doador e a do receptor e permitir que a doação de sangue seja feita com total segurança e redução dos riscos de infecção nos pacientes que recebem transfusões de sangue ou componentes sanguíneos. Por isso é importante ser sincero!