Ajuda

Perguntas frequentes

Dúvidas e informações sobre doação

Não. Em cada doação são coletados de 410 a 450 ml de sangue, a depender do peso. Esse volume é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação.

A menstruação por si não impede a doação. Porém, se a pessoa costuma apresentar cólicas intensas, necessitando uso de medicamentos, aconselha-se doar sangue em um dia em que não se esteja desconfortável.
Não se deve doar se a menstruação estiver atrasada ou houver dúvida quanto a uma possível gravidez. A gravidez impede a doação, pois é um período em que o organismo necessita das reservas de vitaminas e minerais para um bom desenvolvimento do feto e que são utilizadas em caso de doação de sangue.

A percepção da dor é pessoal. É necessário puncionar a veia para retirada do sangue.

Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.

Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem, piercing e maquiagem definitiva: realizou o procedimento nos últimos nos últimos 12 meses. ( piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação. Após retirada aguardar 1 ano)
Extração dentária: Aguardar 7 dias.
Apendicite, hérnia e amigdalectomia: aguardar 3 meses.
Procedimento endoscópio: (Endoscopia e Colonoscopia) realizou o procedimento nos últimos 6 meses.
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 17 (com autorização de um responsável legal) e 69 anos (sendo a 1ª doação até os 60 anos),
Pesar mais de 50 kg,
Apresentar documento oficial com foto,
Estar alimentado ( evitar alimentação gordurosa),
Estar em boas condições de saúde
Repouso por no mínimo 05 horas.

Existem alguns fatores que impedem a doação temporariamente:
Gripe e Resfriado: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas (No caso de febre aguardar 14 dias e Covid 10 dias)
Período Gestacional, Pós-gravidez e Amamentação: aguardar 90 dias para parto normal 180 dias para cesariana e amamentação: 12 meses após o parto. Grávidas não podem doar.

Em casos de:
Quadro de hepatite após os 11 anos de idade

Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue
Cirurgia cardíaca
Câncer
Hipertireoidismo
Doenças autoimunes
Cirrose Hepática

Após a coleta, a bolsa de sangue é fracionada em componentes sanguíneos (hemocomponentes): concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado . Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames sorológicos. Uma única unidade doada pode beneficiar até quatro pacientes.

O uso de medicamentos deve ser analisado caso a caso.

O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.

Homens, até 4 doações por ano (o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias),
Mulheres, até 3 doações por ano (o intervalo mínimo é de 90 dias).

O candidato aprovado na triagem clínica para doação será submetido, também, a um exame prévio para identificação de anemia.

Se estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso já tenha utilizado insulina, não poderá doar.

NÃO ENCONTROU A RESPOSTA QUE PRECISA?

Entre em contato e tire suas dúvidas